FILOSOFIA
– Proª Cleonice - Tema: Os principais filósofos da atualidade e suas
teorias
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no
dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por
atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
SOCIOLOGIA
– Profª Cleonice
Tema: A influência da Sociologia
na atualidade
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no
dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por
atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
FÍSICA - Profº Eric
INSTRUÇÕES GERAIS:
Tema: Lista de Exercícios em sala.
A lista será feita durante o
horário da aula na data estabelecida para o trabalho. Essa atividade poderá ser
feita com consulta à apostila. Será considerado somente o que for feito durante
o período da aula, não serão aceitos exercícios feitos após o dia estabelecido.
O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. O conteúdo dos
exercícios serão relativos aos conteúdos trabalhados até a data estabelecida
para o trabalho.
ESPAÑOL - Profª Uilma
Melo
Para todos los
trabajos:
- las investigaciones en
grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar
el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos
deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema,
nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -,
índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa
“copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale,
automáticamente, cero (0,0)
|
Tema: Me presento…
Crear una presentación
personal (quién soy, cuántos años tengo, dónde vivo, qué me
gusta hacer, etc) utilizando la herramienta Voki. Con ella deberás crear tu
avatar, grabar con tu propia voz la presentación, salvarlo y enviarlo para el
email (maestra.uilma@hotmail.com).
Se
debe, además, entregar un trabajo escrito (texto producido). Los alumnos deben
usar el diccionario para consulta.
GEOGRAFIA
– Profª Loide
·
Pesquisar sobre a globalização e os países
emergentes, sobre os seguintes itens:
·
Desenvolvimento e subdesenvolvimento
·
Mundo rico e mundo pobre
·
Fim da teoria dos mundos
·
A nova ordem mundial e o processo de globalização.
Deverá
ser feito da seguinte forma:.
o
Capa – papel amaço sem pauta
o
Contra-capa
o
Índice
o
Introdução
o
Conclusão
o
Bibliografia ou fonte de pesquisa
o
Anexos
PORTUGUÊS - Profª Sandra / História- Profª Cleo
Para se compreender o "Auto da Barca do
Inferno" deve-se ter em mente que essa obra foi escrita em um período da
história que corresponde à transição da Idade média para a Idade Moderna. Seu
autor, Gil Vicente, se enquadra justamente nesse momento de transição, ou seja,
está ligado tanto ao medievalismo quanto ao humanismo. Esse conflito faz com
que Gil Vicente pense em Deus e ao mesmo tempo exalte o homem livre.O reflexo
desse conflito interior é visto claramente em sua obra, pois ao mesmo tempo em
que critica, de forma impiedosa, toda a sociedade de seu tempo, adotando assim
uma postura moderna, ainda tem o pensamento voltado para Deus, característica
típica do mundo medieval. O Trabalho Bimestral terá como objetivo:
·
Contextualizar o momento histórico do Humanismo com as personagens da
peça Auto da barca do Inferno de Gil
Vicente.
·
Reconhecer Gil Vicente como criador do teatro português
e como um crítico a querer moralizar a sociedade de seu tempo.
·
Compreender que a alegoria presente em Auto da barca do
inferno é um recurso linguístico para representação de ideias abstratas por
meio de situações concretas.
O Trabalho
será realizado em classe, individualmente,
na aula de Literatura. Para tanto, o
aluno terá que ler o livro na íntegra e possuí-lo
no dia do trabalho, quem não o trouxer não poderá de hipótese nenhuma pedir emprestado. Valerá de 0 a 10 para a
matéria de Língua Portuguesa , História e Geografia.
MATEMÁTICA – profº
Carlos Grillo
Construir uma tabela em uma planilha eletrônica.
Procedimento: Os alunos irão construir uma tabela eletrônica com os
jogos de um campeonato de futebol, o professor irá simular os resultados de
cada um dos jogos e o aluno será avaliado pelo resultado final da classificação
do campeonato. (grupo de 3 alunos)
Para a elaboração dessa atividade, os alunos terão aulas sobre funções
em planilhas eletrônicas na sala de informática.
QUÍMICA -
Profª.:Daniela Saraiva
A matéria possui propriedades químicas, ou seja, é
capaz de sofrer determinadas transformações que a caracterizam. O estudo dessas
transformações, como reproduzi-las, como criá-las, como potencializá-las, como
evitá-las, como direcioná-las, como torná-las mais lentas, como torná-las mais
rápidas, é justamente o principal objetivo da Química.
Para começar a desvendar esse assunto, é importante
aprender a observar os indícios que evidenciam a ocorrência de uma
transformação química em um sistema.
Esses indícios não são conclusivos, ou seja, não
bastam para afirmarmos que, de fato, o sistema sofreu uma transformação
química, mas, a partir deles, sabemos que há uma grande probabilidade de isso
ter ocorrido e, portanto, vale a pena continuar a investigação.
A seguir há alguns experimentos simples em que
realmente ocorrem transformações químicas. Cabe a vocês fazê-los e identificar
os indícios sobre os quais falamos.
A. Experiência (a ser realizada em data
anterior a de entrega do trabalho bimestral)
Indícios de transformações químicas
Parte 1:
Refrigerante de laranja e água sanitária
Material necessário
·
1 béquer 250 mL
·
1 espátula
·
50 mL de refrigerante de laranja
·
Solução aquosa de hipoclorito de sódio (água
sanitária)
Como fazer
1.
Coloque 50 mL de refrigerante de laranja no copo;
2.
Adicione quatro espátulas de solução de hipoclorito
de sódio e mexa bem;
3.
O que foi observado?
Parte 2:
Preparação da água de cal
Material necessário
·
200 mL de água
·
Óxido de cálcio (cal virgem)
·
2 béqueres 250 mL
·
1 vidro de relógio
·
3 filtros de papel
·
1 funil de vidro
·
1 espátula
Como fazer
1.
Coloque 200 mL de água no béquer de 250 mL;
2.
Adicione quatro espátulas de óxido de cálcio, mexa
cuidadosamente e verifique a temperatura do copo pelo lado externo tocando-o
com as mãos;
3.
O que foi observado?;
4.
Tampe o copo com o vidro de relógio e deixe a
solução decantar até o dia seguinte;
5.
Sem agitar o béquer para que o precipitado branco
depositado no fundo não se misture muito com o líquido sobrenadante, passe a
solução pelos filtros de papel (um dentro do outro), colocados no funil de
vidro que deve ser encaixado em outro béquer.
Parte 3:
Soprando a água de cal
Material necessário
·
100 mL de água de cal (metade do líquido obtido na
parte 2)
·
1 béquer 250 mL
·
1 canudo de plástico
Como fazer
1.
Coloque cerca de 100 mL de água de cal no béquer;
2.
Coloque o canudo no béquer e assopre por um tempo;
ATENÇÃO: A
água de cal não pode ser ingerida!
3.
O que foi observado?
Parte 4:
Carbonato de cálcio e vinagre
Material necessário
·
1 béquer 250 mL
·
1 espátula
·
100 mL de água de cal (metade do líquido obtido na
parte 2)
·
Vinagre
Como fazer
1.
Coloque cerca de 100 mL de água de cal no béquer;
2.
Adicione duas espátulas de vinagre;
3.
O que foi observado?
Descarte de rejeitos
Os filtros de papel com a
cal hidratada devem ser descartados na lixeira do laboratório;
Os líquidos que sobrarem
das experiências podem ser descartados no ralo da pia sob água corrente.
B. Investigação (entregar
na data de realização da experiência)
1)
Com base nos experimento propostos, indique quais
os principais indícios de que possa ter ocorrido uma transformação química em
um determinado sistema.
2)
Pesquise e explique, com base na parte 4 do
experimento, por que dizem que o ambiente de uma casa recém-caiada apresenta um
ar bastante fresco e agradável.
3)
Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou
manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o
relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária,
amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro: “A mistura ferveu e começou
a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e
garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de
uma janela aberta para poder voltar a respirar”.
Reescreva
o trecho sublinhado, utilizando da linguagem científica.
4)
Entre os procedimentos recomendados para reduzir
acidentes com produtos de limpeza, há algum que deixou de ser cumprido, na
situação discutida na questão anterior? Qual?
C. De onde vem? Para onde vai? (a ser
apresentada na data de entrega do trabalho bimestral)
O processo de fabricação de cal ocorre em grandes
indústrias. Há, porém, um pequeno grupo de produtores artesanais espalhados
pelo Brasil que trabalham em “caieiras”, em condições muito precárias. O
exemplo mais significativo ocorre em Frecheirinha, município localizado a 286,3
km de Fortaleza, na porção nordeste do estado do Ceará. Em relação a esse
assunto, pesquise:
a)
O processo industrial de cal;
b)
As caieiras e o meio ambiente;
c)
Os trabalhadores das caieiras
d)
Aprovação e rejeição do Projeto de Lei 7.374/06;
e)
Se existem alternativas para a cidade de
Frecheirinha.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo
ficará responsável por pesquisar determinado item.
Posteriormente, cada grupo deverá elaborar uma
apresentação na forma de teatro, vídeo, slides, panfletos ou utilizando-se de
qualquer outro meio para transmitir o conhecimento adquirido ao longo do
trabalho aos colegas da turma.
ATENÇÃO: a apresentação não poderá ultrapassar
o tempo máximo de 10 minutos!
INGLÊS – Profª
Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o
uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula
anterior a data marcada do trabalho.
EDUCAÇÃO
FÍSICA – profª Michele – Trabalhos e provas
Participação
= Notas 0,0 a 10,0
Aprendizagem/desempenho
do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de
participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com
colegas e professores, dentre outros.
Trabalho
= Notas 0,0 a 10,0
Poderá
ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do
aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do
trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão,
bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A)
cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar
Handebol .
B)
explique cada um desses músculos.
Prova
Mensal = Notas 0,0 a 10,0
Executar
o exercício proposto como está no desenho abaixo.
Prova
Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova
prática em
quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do
esporte em questão
( Handebol )
ARTE –
Profº Leonardo Bandeira
O trabalho de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a
confecção de uma bandeirinha de festa junina que deverá ser feita por cada
aluno.A base para a realização desse trabalho será entregue pelo professor
durante as aulas de Arte a tempo para sua confecção e entrega. Esse trabalho,
consiste em uma bandeirinha feita de papel cartolina reforçada onde o aluno ira
desenhar e pintar (usando material de sua escolha: lápis de cor, colagem,
tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra de arte de um dos artistas que
participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos artistas relacionados abaixo e escolher
(imprimir a imagem) de uma obra desse artista, pois dessa obra será feita
uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
- Anita Malfatti (pintora)
- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
- Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
- Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Importante: Para dar inicio ao trabalho, o
professor usará duas ou três aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os
alunos. Após essas aulas, o aluno que não terminar o trabalho, deverá
termina-lo em casa e entregar na data estipulada pelo cronograma de provas e
trabalhos do Colégio.
BIOLOGIA
– Profº Celso - Assunto: organelas
citoplasmáticas e permeabilidade seletiva.
O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá
seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
-Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário