segunda-feira, 28 de outubro de 2013

AVISO AOS ALUNOS ENEM - 23/10/2013

Nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado o Enem 2013.
            As provas serão aplicadas nos seguintes dias e horários:
   26/10/2013 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
   27/10/2013 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

            Atenção! Conheçam com antecedência o seu local de prova e fiquem atentos ao horário. Caso não tenham recebido o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo correio, consultem o local de prova no site www.inep.gov.br/enem.
 
            Nos dias de realização do exame os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, não sendo permitida a entrada de retardatários. Vocês deverão comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.
            Será disponibilizado para todas as salas um marcador de tempo restante de prova. O medidor dá noção de quanto tempo ainda se tem para terminar as provas.
            Para participantes portadores de deficiência, as provas terminarão às 18h30, no sábado, e às 19h30, no domingo.
            O participante que não fez opção, no momento da inscrição, para realizar as provas como sabatista não poderá fazê-la em horário especial. O participante sabatista deverá entrar no local de provas no horário comum a todos os participantes e aguardar até as 19h para iniciar as provas.
           
            O que levar nos dias de prova?
            Os participantes devem levar cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e documento de identidade original com foto. Caso não estejam portando cartão de confirmação de inscrição poderão, assim mesmo, fazer as provas, desde que estejam no cadastro de participantes do local de provas.
            Considera-se como documento válido para identificação do participante: cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou Conselhos de Classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
            Participantes sem documento de identidade original com foto somente farão as provas caso apresentem Boletim de Ocorrência policial (BO), dentro do prazo de validade de 90 dias, comunicando a perda ou extravio do documento de identidade.
            Durante a realização das provas, o participante não poderá, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes nem utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablet, iPod, gravador, pendrive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O         O participante deverá guardar, antes do início das provas – no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador – telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados acima, sob pena de eliminação. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado, identificado pelo participante e mantido embaixo da carteira até concluir seu exame.
            O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame.
           
            Iniciada a prova, não se esqueçam de conferir:
-        o seu nome e o número de seu CPF no cartão-resposta (1º dia) ou no cartão-resposta/redação e na folha de rascunho (2º dia);
-        se marcaram, no Cartão-Resposta, a opção correspondente à COR da capa do seu Caderno de Questões do respectivo dia de provas;
-        se transcreveram, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa do Caderno de Questões do respectivo dia de provas.
-        se assinaram, no espaço próprio, o cartão-resposta (1º dia);
-        se assinaram, nos espaços próprios, o cartão-resposta/redação, escrevendo o seu nome no local indicado na folha de redação e na folha de rascunho (2º dia).
 
            As respostas das provas objetivas e a redação devem ser transcritas nos Cartões-Resposta e na Folha de Redação.

Atenção! Haverá questões de inglês e de espanhol na mesma prova, com numeração idêntica e gabaritos distintos. Portanto, transfiram para a folha de respostas apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no ato de inscrição.

 

A resolução dos testes do Enem depende em boa parte da capacidade de compreensão e interpretação dos enunciados. Portanto, leiam as questões com muita calma e concentração. Muitas vezes, a resposta da questão se encontra no próprio enunciado e pode ser facilmente depreendida pelo bom leitor. Nossa recomendação é que não tenham pressa, leiam os enunciados com muita atenção e utilizem todo o tempo disponível de prova. Fiquem até o último minuto.


            Como a prova é no período da tarde, prefiram uma refeição leve, livre de carnes, gorduras e refrigerantes, a fim de evitar sonolência e desconforto.

Reservem o tempo necessário para fazer a Redação e transcrevê-la na folha específica. O texto produzido por vocês será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Os dois professores avaliarão o desempenho de acordo com cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. Considera-se “discrepância” a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores quando diferirem, no total, por mais de 100 pontos ou a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências. Se houver discrepância entre as notas, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso a discrepância persista, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

O Enem avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras (nota mínima exigida: 600 pontos) e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. 

Os participantes só poderão levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.

Os professores do Objetivo comentarão as provas do Enem, ao vivo, pela TV WEB Objetivo. Para assistir aos comentários e acompanhar a resolução on-line, acessem os sites do Objetivo (www.objetivo.br / www.curso-objetivo.br), logo após o término do exame.

                         

            Desejamos uma ótima prova a todos vocês!






Nenhum comentário:

Postar um comentário