sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2015 – 2º MÉDIO


1)    GEOGRAFIA – PROFª  Loide

Poderá ser feito em dupla – letra dos dois componentes.
o    Capa
o    Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o    Manuscrito
o    Introdução
o    Índice
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Atividade econômica agrícola no Brasil e os principais problemas da desta atividade em termos econômicos e sociais.

2)    FILOSOFIA E SOCIOLOGIA Profª Margaret

FORMA DE APRESENTAÇÃO :
  • O trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
  • O trabalho deverá ser individual.
  • As questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno no trabalho.
CONTEÚDO :
  • O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler a obra “A Cidade e as Serras – Eça de Queiroz” e analisá-la de acordo com questões filosóficas e sociológicas requeridas pelo professor nas questões.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
  • Será analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas, pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos e sociológicos.
  • O trabalho receberá um conceito de 0 a 10.
  • A nota do trabalho valerá para filosofia e sociologia.

QUESTÕES DO TRABALHO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
  1. Sobre a questão discutida na obra que se refere ao campo e a cidade, ou seja, a temática do campo versus cidade, como cerne do romance , podemos pensar na vida tranqüila e sábia do camponês e a vida urbana, cheia de agitação fútil.
a)    Para diferenciar o que ocorre no gênero pastoral e nesse romance, é preciso entender os pressupostos desta oposição. Por que a vida no campo seria mais “sábia” que a vida na cidade? Responda isso em um pequeno texto sem fugir da temática da obra., sem esquecer as questões referentes ao equilíbrio.
b)    Ainda pensando na oposição “campo” x “cidade” elabore um texto que aborde os problemas atuais do campo e da cidade no Brasil atual.
2.    Refletindo sobre o comportamento do personagem “Jacinto” na obra de Eça de Queiroz, a respeito da maquinaria do conforto, colocando Jacinto como infeliz. Pensemos na “Tecnologia” como sendo positiva e negativa ao homem.
a)    Elabore um texto que apresente questões positivas e negativas que a tecnologia traz ao homem atual.
b)    Ainda neste contexto de pensamento elabore um texto que caracterize “tecnologia” e “globalização” na atualidade.
3.    A obra foi publicada um ano depois da morte do autor, em 1901, e seguiu a ideia principal do conto “Civilização”, também escrito por Eça de Queirós e publicado em 1892. A Cidade e as Serras marca a reconciliação do escritor com a sociedade portuguesa. A narrativa remonta ao início do século XIX, quando viveram os antepassados do protagonista. Mas o núcleo da ação se desenvolve no final do século, sendo, portanto, contemporânea à publicação da obra. Baseando-se nesse período podemos nos remeter ao filósofo Friedrich Nietzsche, cujo pensamento é considerado como um dos mais radicais, ricos e sugestivos do século XX. Faça uma pesquisa sobre os pensamentos desse filósofo e elabore um texto de 30 linhas sobre a base dos pensamentos de Friedrich Nietzsche.

3)    INGLÊS  – Profª  Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

4)    Física – Prof. Eric  – Lista de exercícios

Os alunos farão individualmente ou em duplas uma lista de exercícios em sala de aula.

5)    História – Profª Cleonice  e Português – Profª Sandra

Farão os trabalhos em sala, associados à Disciplina de Língua Portuguesa. Com valor de zero a dez. Todo trabalho será baseado no contexto histórico do livro Cidades e as Serras estudado no bimestre na disciplina de Português e História e aprofundado em sala de aula.

6)    Educação Física – Profª Michele

Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . 
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades recreativas Atletismo

Modalidade: Velocidade.

Atividade 5 -  Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir osom do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.

Modalidade: Corrida de revezamento

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.

7)    Biologia – Prof. Celso

Amostra Fotográfica
Tema: Água
Material: Foto em preto e branco (impressa em papel fotográfico) e papel cartão preto.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.

8)    Química – Prof. Marco

2º Ano – 09/03 (5ª feira)
- Forma de apresentação: Lista de exercícios em sala (consulta ao caderno)
- Conteúdo: Frente 1 (módulos 1 ao 6) e Frente 2 (módulos 1 ao 6)
- Critérios de avaliação: Análise no procedimento do exercício, resposta e unidade corretas e escrita.

9)    Matemática – Prof. Carlos

O trabalho será realizado em duas etapas.
            1ª Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
            2 Etapa: 70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação com consulta no material didático).

10) Espanhol – Prof. Amilkar

Temática: Publicidad

Estructura del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.

INDIVIDUAL
Elaborar (construir), en una hoja, una pequeña publicidad con frases e imágenes sobre cualquier producto alimentício, observando los usos de “usted” o “tú”. Imprimir o dibujar esta publicidad.

Utilizar siempre el diccionário.

Entregar en la fecha determinada en el calendario escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário