sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2015 – 3º MÉDIO


1)    GEOGRAFIA – PROFª  Loide

Poderá ser feito em dupla – letra dos dois componentes.
o    Capa
o    Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o    Manuscrito
o    Introdução
o    Índice
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre a Questão Ambiental os seguintes itens: conversão sobre a mudança climática, desertificação, aspectos históricos, protocolo de Montreal e de Kijoto, políticas ambientais e legislação ambiental.

2)    TRABALHO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA – Profª Margaret

FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·         O trabalho deverá ser individual.
·         As questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno no trabalho.
CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler a obra “Vidas Secas – Graciliano Ramos” e analisá-la de acordo com questões filosóficas e sociológicas requeridas pelo professor nas questões.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas, pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos e sociológicos.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 a 10.
·         A nota do trabalho valerá para filosofia e sociologia.

QUESTÕES DO TRABALHO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

1.    "Vidas Secas" é um dos maiores expoentes da segunda fase modernista,ou seja, regionalismo. O livro consegue desde o título mostrar a desumanização que a seca promove nos personagens, cuja expressão verbal é tão estéril quanto o solo castigado da região. Pensando nesse contexto, responda:

a)    Na obra: A miséria causada pela seca, como elemento natural, soma-se à miséria imposta pela influência social, representada pela exploração dos ricos
proprietários da região. Sendo assim, elabore um texto com suas palavras que caracterize o ambiente da obra que representa a SECA.
b)    A narrativa é ambientada no sertão, região marcada pelas chuvas escassas e irregulares. Essa falta de chuva – somada a uma política de descaso do governo com os investimentos sociais – transforma a paisagem em ambiente inóspito e hostil.
Elabore um texto que contextualize o problema atual da falta de água no Brasil atual.
2. Na obra o retorno à visão marcada pela falta de perspectivas recomeça com o fim das chuvas, com o fim da esperança. Na obra, pode-se apontar, também, para dois recortes espaciais: o ambiente rural e o urbano.
Sendo assim, faça uma pesquisa sobre as questões atuais que envolvem o espaço rural e urbano no Brasil atual.
3. Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu em Alagoas. Estudou em Maceió, mas não cursou nenhuma faculdade. Após breve estada no Rio de Janeiro como revisor dos jornais, passou a fazer jornalismo e política elegendo-se prefeito em 1927. Foi preso em 1936 sob acusação de comunista e nesta fase escreveu "Memórias do Cárcere", um sério depoimento sobre a realidade brasileira. Depois do cárcere morou no Rio de Janeiro. Em 1945, integrou-se no Partido Comunista Brasileiro. Responda:
a)    Karl Heinrich Marx  foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”. Sendo assim, realize uma pesquisa sobre esse filósofo e a transforme em um texto de 30 linhas com suas palavras.

b)    Alguns ângulos relevantes da obra nos aponta a fome e a miséria. Aproveitando a pesquisa realizada sobre Karl Marx. Realize um texto que fale sobre as desigualdades sociais na atualidade.

3)    INGLÊS  – Profª  Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

4)    Física – Prof. Eric  – Lista de exercícios

Os alunos farão individualmente ou em duplas uma lista de exercícios em sala de aula.



5)    História – Profª Cleonice  e Português – Profª Sandra

Farão os trabalhos em sala, associados à Disciplina de Língua Portuguesa. Com valor de zero a dez. Todo trabalho será baseado no contexto histórico do livro de Vidas Secas estudado no bimestre na disciplina de Português e História e aprofundado em sala de aula.

6)    Educação Física – Profª Michele

Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . 
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades recreativas Atletismo

Modalidade: Velocidade.

Atividade 5 -  Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir osom do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.

Modalidade: Corrida de revezamento

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.

7)    Biologia – Prof. Celso

Amostra Fotográfica
Tema: Água
Material: Foto em preto e branco (impressa em papel fotográfico) e papel cartão preto.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.

8)    Química – prof. Marco

3º Ano – 09/03 (5ª feira)
- Forma de apresentação: Lista de exercícios em sala (consulta ao caderno)
- Conteúdo: Frente 1 (módulos 1 ao 6) e Frente 2 (módulos 1 ao 6)
- Critérios de avaliação: Análise no procedimento do exercício, resposta e unidade corretas e escrita.

9)    Matematica – Prof. Carlos

O trabalho será realizado em duas etapas.
            1ª Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
            2 Etapa: 70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação com consulta no material didático).

10) Espanhol – Prof. Amilkar

Temática: Carrera - Profesión

Estructura del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.

INDIVIDUAL
Elaborar (construir), en una hoja, un pequeño texto formal, en forma de e-mail, con argumentos y datos personales sobre lo bueno y lo perfecto que le contrataran para la carrera específica. Este documento formal será destinado a la nueva compañia empresarial a cual hará parte.
Utilizar siempre el diccionário.

Entregar en la fecha determinada en el calendario escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário