sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roteiro de trabalho 1º Bimestre/2014 - 1º Ensino Médio


 FILOSOFIA – Proª Cleonice - Tema: Os principais filósofos da atualidade e suas teorias
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

SOCIOLOGIA – Profª Cleonice

Tema: A influência da Sociologia na atualidade
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

FÍSICA -  Profº Eric

INSTRUÇÕES GERAIS:
Tema: Lista de Exercícios em sala.
 A lista será feita durante o horário da aula na data estabelecida para o trabalho. Essa atividade poderá ser feita com consulta à apostila. Será considerado somente o que for feito durante o período da aula, não serão aceitos exercícios feitos após o dia estabelecido. O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. O conteúdo dos exercícios serão relativos aos conteúdos trabalhados até a data estabelecida para o trabalho.

 ESPAÑOL - Profª Uilma Melo

Para todos los trabajos:
- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

         Colegio Davina Gasparini


             


       Título del trabajo



Por

Nombre y número del estudiante
Grado y grupo
Clase de Español
Sra. Uilma Melo

Fecha






















Tema: Me presento…
Crear una presentación personal (quién soy, cuántos años tengo, dónde vivo, qué me gusta hacer, etc) utilizando la herramienta Voki. Con ella deberás crear tu avatar, grabar con tu propia voz la presentación, salvarlo y enviarlo para el email (maestra.uilma@hotmail.com). Se debe, además, entregar un trabajo escrito (texto producido). Los alumnos deben usar el diccionario para consulta.

 GEOGRAFIA – Profª Loide

·         Pesquisar sobre a globalização e os países emergentes, sobre os seguintes itens:
·         Desenvolvimento e subdesenvolvimento
·         Mundo rico e mundo pobre
·         Fim da teoria dos mundos
·         A nova ordem mundial e o processo de globalização.

Deverá ser feito da seguinte forma:.
o    Manuscrito
o    Capa – papel amaço sem pauta
o    Contra-capa
o    Índice
o    Introdução
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
o    Anexos

PORTUGUÊS - Profª Sandra / História- Profª Cleo

Para se compreender o "Auto da Barca do Inferno" deve-se ter em mente que essa obra foi escrita em um período da história que corresponde à transição da Idade média para a Idade Moderna. Seu autor, Gil Vicente, se enquadra justamente nesse momento de transição, ou seja, está ligado tanto ao medievalismo quanto ao humanismo. Esse conflito faz com que Gil Vicente pense em Deus e ao mesmo tempo exalte o homem livre.O reflexo desse conflito interior é visto claramente em sua obra, pois ao mesmo tempo em que critica, de forma impiedosa, toda a sociedade de seu tempo, adotando assim uma postura moderna, ainda tem o pensamento voltado para Deus, característica típica do mundo medieval. O Trabalho Bimestral terá como objetivo:
·         Contextualizar o momento histórico do Humanismo com as personagens da peça  Auto da barca do Inferno de Gil Vicente.
·         Reconhecer Gil Vicente como criador do teatro português e como um crítico a querer moralizar a sociedade de seu tempo.
·         Compreender que a alegoria presente em Auto da barca do inferno é um recurso linguístico para representação de ideias abstratas por meio de situações concretas.

O Trabalho será realizado em classe, individualmente, na aula de Literatura.  Para tanto, o aluno terá que ler o livro na íntegra e possuí-lo no dia do trabalho, quem não  o trouxer não poderá de hipótese nenhuma   pedir emprestado. Valerá de 0 a 10 para a matéria de Língua Portuguesa , História e Geografia.

 MATEMÁTICA – profº Carlos Grillo

Construir uma tabela em uma planilha eletrônica.
Procedimento: Os alunos irão construir uma tabela eletrônica com os jogos de um campeonato de futebol, o professor irá simular os resultados de cada um dos jogos e o aluno será avaliado pelo resultado final da classificação do campeonato. (grupo de 3 alunos)
Para a elaboração dessa atividade, os alunos terão aulas sobre funções em planilhas eletrônicas na sala de informática.

QUÍMICA - Profª.:Daniela Saraiva


A matéria possui propriedades químicas, ou seja, é capaz de sofrer determinadas transformações que a caracterizam. O estudo dessas transformações, como reproduzi-las, como criá-las, como potencializá-las, como evitá-las, como direcioná-las, como torná-las mais lentas, como torná-las mais rápidas, é justamente o principal objetivo da Química.
Para começar a desvendar esse assunto, é importante aprender a observar os indícios que evidenciam a ocorrência de uma transformação química em um sistema.
Esses indícios não são conclusivos, ou seja, não bastam para afirmarmos que, de fato, o sistema sofreu uma transformação química, mas, a partir deles, sabemos que há uma grande probabilidade de isso ter ocorrido e, portanto, vale a pena continuar a investigação.
A seguir há alguns experimentos simples em que realmente ocorrem transformações químicas. Cabe a vocês fazê-los e identificar os indícios sobre os quais falamos.

A.      Experiência (a ser realizada em data anterior a de entrega do trabalho bimestral)
Indícios de transformações químicas
Parte 1: Refrigerante de laranja e água sanitária
Material necessário
·         1 béquer 250 mL
·         1 espátula
·         50 mL de refrigerante de laranja
·         Solução aquosa de hipoclorito de sódio (água sanitária)
Como fazer
1.       Coloque 50 mL de refrigerante de laranja no copo;
2.       Adicione quatro espátulas de solução de hipoclorito de sódio e mexa bem;
3.       O que foi observado?
Parte 2: Preparação da água de cal
Material necessário
·         200 mL de água
·         Óxido de cálcio (cal virgem)
·         2 béqueres 250 mL
·         1 vidro de relógio
·         3 filtros de papel
·         1 funil de vidro
·         1 espátula
Como fazer
1.       Coloque 200 mL de água no béquer de 250 mL;
2.       Adicione quatro espátulas de óxido de cálcio, mexa cuidadosamente e verifique a temperatura do copo pelo lado externo tocando-o com as mãos;
3.       O que foi observado?;
4.       Tampe o copo com o vidro de relógio e deixe a solução decantar até o dia seguinte;
5.       Sem agitar o béquer para que o precipitado branco depositado no fundo não se misture muito com o líquido sobrenadante, passe a solução pelos filtros de papel (um dentro do outro), colocados no funil de vidro que deve ser encaixado em outro béquer.
Parte 3: Soprando a água de cal
Material necessário
·         100 mL de água de cal (metade do líquido obtido na parte 2)
·         1 béquer 250 mL
·         1 canudo de plástico
Como fazer
1.       Coloque cerca de 100 mL de água de cal no béquer;
2.       Coloque o canudo no béquer e assopre por um tempo;
ATENÇÃO: A água de cal não pode ser ingerida!
3.       O que foi observado?

Parte 4: Carbonato de cálcio e vinagre
Material necessário
·         1 béquer 250 mL
·         1 espátula
·         100 mL de água de cal (metade do líquido obtido na parte 2)
·         Vinagre
Como fazer
1.       Coloque cerca de 100 mL de água de cal no béquer;
2.       Adicione duas espátulas de vinagre;
3.       O que foi observado?

Descarte de rejeitos
Os filtros de papel com a cal hidratada devem ser descartados na lixeira do laboratório;
Os líquidos que sobrarem das experiências podem ser descartados no ralo da pia sob água corrente.

B.       Investigação (entregar na data de realização da experiência)
1)       Com base nos experimento propostos, indique quais os principais indícios de que possa ter ocorrido uma transformação química em um determinado sistema.
2)       Pesquise e explique, com base na parte 4 do experimento, por que dizem que o ambiente de uma casa recém-caiada apresenta um ar bastante fresco e agradável.
3)       Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro: “A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar”.
Reescreva o trecho sublinhado, utilizando da linguagem científica.
4)       Entre os procedimentos recomendados para reduzir acidentes com produtos de limpeza, há algum que deixou de ser cumprido, na situação discutida na questão anterior? Qual?
C.       De onde vem? Para onde vai? (a ser apresentada na data de entrega do trabalho bimestral)
O processo de fabricação de cal ocorre em grandes indústrias. Há, porém, um pequeno grupo de produtores artesanais espalhados pelo Brasil que trabalham em “caieiras”, em condições muito precárias. O exemplo mais significativo ocorre em Frecheirinha, município localizado a 286,3 km de Fortaleza, na porção nordeste do estado do Ceará. Em relação a esse assunto, pesquise:
a)       O processo industrial de cal;
b)       As caieiras e o meio ambiente;
c)       Os trabalhadores das caieiras
d)       Aprovação e rejeição do Projeto de Lei 7.374/06;
e)       Se existem alternativas para a cidade de Frecheirinha.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo ficará responsável por pesquisar determinado item.
Posteriormente, cada grupo deverá elaborar uma apresentação na forma de teatro, vídeo, slides, panfletos ou utilizando-se de qualquer outro meio para transmitir o conhecimento adquirido ao longo do trabalho aos colegas da turma.
ATENÇÃO: a apresentação não poderá ultrapassar o tempo máximo de 10 minutos!

INGLÊS – Profª Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

       EDUCAÇÃO FÍSICA – profª Michele – Trabalhos e provas

Participação =  Notas  0,0 a 10,0 

Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A) cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar Handebol .
B) explique cada um desses músculos. 
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0 
Executar o exercício proposto como está no desenho abaixo. 
Prova Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do esporte em questão
 ( Handebol )


   ARTE – Profº Leonardo Bandeira

O trabalho de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a confecção de uma bandeirinha de festa junina que deverá ser feita por cada aluno.A base para a realização desse trabalho será entregue pelo professor durante as aulas de Arte a tempo para sua confecção e entrega. Esse trabalho, consiste em uma bandeirinha feita de papel cartolina reforçada onde o aluno ira desenhar e pintar (usando material de sua escolha: lápis de cor, colagem, tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra de arte de um dos artistas que participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos artistas relacionados abaixo e escolher (imprimir a imagem) de uma obra desse artista, pois dessa obra será feita uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Importante: Para dar inicio ao trabalho, o professor usará duas ou três aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os alunos. Após essas aulas, o aluno que não terminar o trabalho, deverá termina-lo em casa e entregar na data estipulada pelo cronograma de provas e trabalhos do Colégio.

  BIOLOGIA – Profº Celso -  Assunto: organelas citoplasmáticas e permeabilidade seletiva.
O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
-Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário