sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roteiro de trabelho 1º bimestre/2014 - 2º Ensino Médio

   FILOSOFIA- profª  Cleonice
Tema: Ética versus Moral
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas. O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

  SOCIOLOGIA – profª Cleonice
Tema: Vício versus Virtude
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas. O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

 FÍSICA- profº Eric
INSTRUÇÕES GERAIS:
Tema: Lista de Exercícios em sala.
A lista será feita durante o horário da aula na data estabelecida para o trabalho.Essa atividade poderá ser feita com consulta à apostila.Será considerado somente o que for feito durante o período da aula, não serão aceitos exercícios feitos após o dia estabelecido.O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas.O conteúdo dos exercícios serão relativos aos conteúdos trabalhados até a data estabelecida para o trabalho.

 ESPAÑOL - Profª Uilma Melo
Para todos los trabajos:
- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0).
         Colegio Davina Gasparini


             


       Título del trabajo



Por

Nombre y número del estudiante
Grado y grupo
Clase de Español
Sra. Uilma Melo

Fecha






















Tema: Ciudades Hispanohablantes

Parejas o grupos de 3. El grupo debe elegir entre todas la que más les guste, investigar más sobre esa ciudad: sus costumbres, clima, gente, etc. Producir un PowerPoint conforme contenido visto en el capítulo 9.
Una parte de la investigación se hará en el aula y la otra será compartida entre cada alumno del grupo. Envíen el PowerPoint para el correo electrónico (maestra.uilma@hotmail.com). Se debe, además, entregar un trabajo escrito.
Los alumnos deben usar el diccionario para consulta.


 MATEMÁTICA – profº Carlos Grillo   - Construir uma tabela em uma planilha eletrônica.
Procedimento: Os alunos irão construir uma tabela eletrônica com os jogos de um campeonato de futebol, o professor irá simular os resultados de cada um dos jogos e o aluno será avaliado pelo resultado final da classificação do campeonato. (grupo de 3 alunos). Para a elaboração dessa atividade, os alunos terão aulas sobre funções em planilhas eletrônicas na sala de informática.

      PORTUGUÊS -Profª Sandra  / HISTÓRIA - Profª Cleo/  GEOGRAFIA -Profª Loide
O Trabalho será realizado em classe, individualmente, na aula de História.  Para tanto, o aluno terá que ler o livro de literatura na íntegra e possuí-lo no dia do trabalho, quem não  o trouxer não poderá de hipótese nenhuma   pedir emprestado. Valerá de 0 a 10 para a matéria de Língua Portuguesa , História e Geografia.

      QUÍMICA – Profª Daniela
Em relação às interações entre soluto e solvente, sabe-se que elas ocorrem geralmente quando as duas substâncias são polares ou apolares. Assim, substâncias polares como a água são capazes de dissolver substâncias iônicas como o cloreto de sódio. Já o óleo, por exemplo, que é apolar, não dissolve o cloreto de sódio, pois as moléculas de óleo não estabelecem interações com os íons do cloreto de sódio.  E se tivermos uma solução saturada formada por dois componentes, um soluto e um solvente, e acrescentarmos um terceiro composto na solução que também seja capaz de estaqbelecer interações com o solvente, o que pode acontecer?
A.      Experiência (a ser realizada em data anterior a de entrega do trabalho bimestral)
Interações solvente-soluto
Material necessário
·         Água
·         Solução saturada de cloreto de sódio (sal de cozinha)
·         Álcool etílico 92,8 °GL
·         2 béqueres 100 mL
·         1 bagueta
Como fazer
1.       Transfira 50 mL de solução saturada de cloreto de sódio para outro béquer;
2.       Coloque 50 álcool etílico em outro béquer e acrescente, aos poucos, o álcool etílico na solução de água e sal;
ATENÇÃO: O álcool etílico é inflamável. Certifique-se de que não há nenhuma chama por perto ao manipular essa substância!
3.       Após cada adição agite a solução com a bagueta;
4.       O que foi observado?;
5.       Deixe o sistema em repouso por um tempo e volte a observá-lo;
6.       O que foi observado?
Descarte de rejeitos
O sistema final pode ser descartado no ralo da pia sob água corrente.
B.       Investigação (entregar na data de realização da experiência)
1)       O que ocorre quando adicionamos um pouco de álcool etílico na solução saturada de água e sal? Que conclusão pode-se tirar dessa observação?
2)       O que ocorre quando terminamos de adicionar todo o álcool etílico na solução saturada de água e sal e deixamos o sistema em repouso?
3)       É possível dizer, com base nesse experimento, se as interações entre a água e o cloreto de sódio são mais fortes ou mais fracas do que as interações entre a água e o álcool etílico? Justifique.
C.       De onde vem? Para onde vai? (a ser apresentada na data de entrega do trabalho bimestral)
Tema 1 – Álcool etílico
A ingestão de álcool etílico, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos ou de operar máquinas.
Segundo dados, 18 em cada 100 brasileiros adultos são dependentes de álcool; o hábito de beber entre crianças e adolescentes é cada vez maior; 75% dos acidentes fatais de trânsito são associas ao uso excessivo de álcool; e cerca de 40% das ocorrências policiais relacionam-se ao abuso de álcool.
Em relação a esse assunto, pesquise:
a)       Concentração de álcool etílico no sangue em relação a massa corporal e da quantidade e do tipo de bebida;
b)       Riscos de acidentes potencializados pela ingestão de álcool etílico (relacionar com sua concentração no sangue);
c)       Unidades de medida utilizadas para expressar a concentração de álcool etílico (de uso doméstico e de bebidas alcoólicas);
d)       Teor de álcool etílico em bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, champanhe, uísque, conhaque, rum, cachaça, licor, entre outros).
Tema 2 – Poluição da água
As principais causas de contaminação das águas são atribuídas principalmente ao agronegócio e à atividade industrial, mas o lançamento de esgotos diretamente nos rios e a exposição de resíduos em lixões também são apontados como causas do crescimento contínuo da poluição das águas, principalmente em áreas urbanas.
Desde a década de 70, estudos internacionais mostram que o cloro em contato com águas que contêm certos tipos de matéria orgânica pode produzir subprodutos com potencial cancerígeno. Por este motivo, na Europa o ozônio é muito utilizado. No Brasil ainda não é viável devido aos altos custos, entre outros fatores. O ácido peracético é outra substância que apresenta resultados bastante interessantes, mas ele não é comumente usado no tratamento de água para consumo humano.No Brasil, uma praia é considerada imprópria para banho se nela forem encontrados 400 enterococos (bactérias muito resistentes presentes nas fezes) por 100 mililitros de água. Nos Estados Unidos, isso acontece se forem encontrados apenas 35.
Em relação a esse assunto, pesquise:
a)       Principais rejeitos da agricultura e da indústria que causam a contaminação das águas;
b)       Problemas causados pelo lançamento direto de esgotos, sem tratamento, nas águas;
c)       Principais produtos de potencial cancerígeno formados na reação entre o cloro e a matéria orgânica;
d)       Vantagens do tratamento de água com ozônio;
e)       Ácido peracético;
f)        Problemas de saúde uma pessoa pode ter ao se banhar em uma praia considerada imprópria para banho.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo ficará responsável por pesquisar determinado item.
Posteriormente, cada grupo deverá elaborar uma apresentação na forma de teatro, vídeo, slides, panfletos ou utilizando-se de qualquer outro meio para transmitir o conhecimento adquirido ao longo do trabalho aos colegas da turma.
ATENÇÃO: a apresentação não poderá ultrapassar o tempo máximo de 10 minutos!

 INGLÊS  –Profª Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

EDUCAÇÃO FÍSICA  – profª Michele – Trabalhos e provas
Participação =  Notas  0,0 a 10,0 
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado. 
A) cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar Handebol .
B) explique cada um desses músculos. 
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0 
Executar o exercício proposto como está no desenho abaixo. 
Prova Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do esporte em questão ( Handebol ).


BIOLOGIA – Profº Celso - Assunto: tecidos vegetais (Meristemas)
O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
-Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.


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