sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS CALORIMETRIA - 2º Ano Ensino Médio






2º ANO  DO ENSINO MÉDIO - 2011
Prof. Marcelo Franco Moura

LISTA DE EXERCÍCIOS - CALORIMETRIA

1)    O calor específico do cobre vale 0,092 cal/gºC. Um cilindro maciço de cobre tem massa de 0,50 kg. Determine a capacidade térmica desse cilindro, em cal/ºC.

2)    Fornecendo-se uma quantidade de calor igual a 1000 cal a 100 g de um líquido homogêneo, obser­va-se que a temperatura eleva-se em 18ºF.
Determine:

a)    A ca­pacidade térmica dessa massa de líquido em cal/ºC.
b)    O calor específico sen­sível do líquido em cal/gºC.

3)    Um corpo de capacidade térmica C = 25 J/ºC está inicialmente à temperatura de 30ºC. Se esse corpo receber uma quantidade de calor Q = 200 J, qual será a sua temperatura final? (Suponha que não haja mudança de estado de agregação.)

4)    Dois corpos, A e B, recebem calor proveniente de uma fonte térmica. As temperaturas dos corpos em função da quantidade de calor absorvida por eles estão registradas no diagrama a seguir.
Qual dos dois corpos tem capacidade térmica maior? Justifique sua resposta.

5)    A figura mostra as quantidades de calor Q absorvidas, respectivamente, por dois corpos, A e B, em função de suas temperaturas.

a)    Determine a capacidade térmica CA do corpo A e a capacidade térmica CB do corpo B em J/ºC.
b)    Sabendo que o calor específico da substância de que é feito o corpo B é duas vezes maior que o da substância de A, determine a razão mA/mB entre as massas de A e B.

6)    Sabendo-se que o calor específico médio de uma certa substância vale 0,35 kcal/kgºC, qual a quantidade de calor para elevar, de 0ºC a 10ºC, a temperatura de 100 g dessa substância, em cal?

7)    O calor específico de uma substância é 0,2 cal/gºC. Isso significa que, se 100 gramas dessa substância absorverem 600 calorias de energia térmica, sem mudança de estado, de quanto a sua temperatura vai se elevar?

8)    Em Caldas Novas, Goiás, certo poço apresenta água à temperatura de 60ºC. Supondo uma temperatura ambiente de 25ºC, determine a quantidade de calor liberada por 2 kg de água ao ser retirado do poço, esfriando-se até a temperatura ambiente. O calor específico da água é 1 cal/gºC.

9)    Fornecem-se 684 cal a 200 g de ferro que estão a uma temperatura de 10ºC. Sabendo que o calor específico do ferro vale 0,114 cal/gºC , calcule a temperatura final dessa massa de ferro.

10) Alguns refrigerantes “light” informam no recipiente que 350 mililitros de seu conteúdo possuem teor calórico de 1,5 kcal. Qual a variação de temperatura que um litro de água sofreria se essa quantidade de energia fosse destinada exclusivamente para o seu aquecimento?
Lembre-se que: 1,0 mℓ = 1 cm³
                         densidade da água = 1,0 g/cm³
                         calor específico sensível da água = 1,0 cal/gºC

11) Um bloco metálico de capacidade térmica 150 cal/°C e colocado no interior de um forno. Esse bloco atinge o equilíbrio térmico apos receber 39 kcal, não variando seu estado de agregação. Determine a variação de temperatura sofrida por esse bloco, na escala Fahrenheit.

12) Um fogão, alimentado por um botijão de gás, com as características descritas no quadro abaixo, tem em uma de suas bocas um recipiente com um litro de água que leva 10 minutos para passar de 20ºC a 100ºC. Para estimar o tempo de duração de um botijão, um fator relevante é a massa de gás consumida por hora. Mantida a taxa de geração de calor das condições acima, e desconsideradas as perdas de calor, determine a massa de gás consumida por hora, em uma boca de gás desse fogão.
Características do botijão de gás



 











13) Uma caixa d’água C, com capacidade de 100 litros, é alimentada, através do registro R1 , com água fria a 15ºC, tendo uma vazão regulada para manter sempre constante o nível de água na caixa.
Uma bomba B retira 3 ℓ/min de água da caixa e os faz passar por um aquecedor elétrico A (inicialmente desligado). Ao ligar-se o aquecedor, a água é fornecida, à razão de 2 ℓ/min, através do registro R2 , para uso externo, enquanto o restante da água aquecida retorna à caixa para não desperdiçar energia.

No momento em que o aquecedor, que fornece uma potência constante, começa a funcionar,a água, que entra nele a 15ºC, sai a 25ºC. A partir desse momento, a temperatura da água na caixa passa então a aumentar, estabilizando-se depois de algumas horas. Desprezando perdas térmicas, determine, após o sistema passar a ter temperaturas estáveis na caixa e na saída para o usuário externo:

a)    A quantidade de calor Q, em J, fornecida a cada minuto pelo aquecedor.
b)    A temperatura final T2, em ºC, da água que sai pelo registro R2 para uso externo.
c)    A temperatura final TC, em ºC, da água na caixa.

14) Uma bala de chumbo de massa 20,0 g, temperatura igual a 40,0ºC, movendo-se com velocidade de 540 km/h, colide com uma parede de aço de um cofre forte e perde toda a sua energia cinética. Admitindo-se que 90% dessa energia tenha se convertido em calor, transferido para a massa da bala, qual a elevação de temperatura que esta sofrerá?
Considere o calor específico do chumbo 130 J/kgºC

15) Um operário precisa encravar um grande prego de ferro em um pedaço de madeira. Percebe, então, que, depois de algumas marteladas, a temperatura do prego aumenta, pois, durante os golpes, parte da energia cinética do martelo é transferida para o prego sob a forma de calor. A massa do prego é de 40 g, e a do martelo, de 1,0 kg.
Sabe-se que o calor específico do ferro é de 0,11 cal/gºC. Admita que a velocidade com que o martelo golpeia o prego é sempre de 4,0 m/s e que, durante os golpes, apenas 1/4 da energia cinética do martelo é transferida ao prego sob forma de calor. Admita também que 1 cal = 4 J.
Desprezando-se as trocas de calor entre a madeira e o prego e entre este e o ambiente, determine o número de marteladas dadas para que a temperatura do prego aumente em 5ºC.

16) Um meteorito penetra na atmosfera da Terra com velocidade de 36000 km/h e esta, após certo tempo, é reduzida a 18000 km/h. Admitindo que 1% do calor proveniente da perda de energia fique retido no corpo, determine:

a)    qual a elevação de temperatura deste;
b)    qual o calor gerado por unidade de massa no meteorito.

Dados: J = 4,18 J/cal; calor específico médio do meteorito: c = 0,124 cal/gºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário