Língua Portuguesa
Livro: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Questões dissertativas:
1. Na obra de Graciliano Ramos, o social e o psicológico coexistem. Comente essa afirmação, utilizando elementos do texto.
2. Vidas secas , reconhecidamente, compõe de capítulos que se constituem em quadros destacáveis, como se fossem narrativas autônomas.
a) Qual a relação existente entre o capítulo inicial, “Mudança” e o final “Fuga”?
b) O que confere unidade a obra?
3. “Ainda na véspera eram seis viventes”.
“Seis viventes” coloca num mesmo grupo homens e animais. O que os aproxima?
4. Leia as afirmações a seguir e responda ao que se pede.
I. A dureza do clima, que se manifesta principalmente nas grandes secas periódicas, explica todas as aflições de Fabiano ao longo da narrativa .
a) Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
II. Apesar de quase atrofiadas na sua rusticidade, as personagens de Vidas secas, conservam um filete de investigação da interioridade: cada uma delas se perscruta, reflete, tenta compreender a si e ao mundo, ajustando-o à sua visão.
a) Você considera essa afirmação correta. Justifique.
5. Uma personagem constantemente mencionada em Vidas secas é Seu Tomás da Bolandeira. Homem letrado, é tido como um exemplo de “sabedoria” por Fabiano, que muitas vezes o vê como um modelo.
a) Cite um episódio do romance em que fica evidente a dificuldade de expressão de Fabiano, na presença de pessoas que julga superiores.
b) Como o episódio escolhido por você exemplifica a relação percebida por Fabiano, entre um uso mais “difícil” da linguagem e o poder exercido por determinadas pessoas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário