quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Trabalho de Língua Portuguesa 3º Ensino Médio


Língua Portuguesa

Livro: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos

Questões dissertativas:

1. Na obra de Graciliano Ramos, o social e o psicológico coexistem. Comente essa afirmação, utilizando elementos do texto.

2. Vidas secas , reconhecidamente, compõe de capítulos que se constituem em quadros destacáveis, como se fossem narrativas autônomas.

a) Qual a relação existente entre o capítulo inicial, “Mudança” e o final “Fuga”?
b) O que confere unidade a obra?

3. “Ainda na véspera eram seis viventes”.
“Seis viventes” coloca num mesmo grupo homens e animais. O que os aproxima?

4. Leia as afirmações a seguir e responda ao que se pede.

I. A dureza do clima, que se manifesta principalmente nas grandes secas periódicas, explica todas as aflições de Fabiano ao longo da narrativa .
a) Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

II. Apesar de quase atrofiadas na sua rusticidade, as personagens de Vidas secas, conservam um filete de investigação da interioridade: cada uma delas se perscruta, reflete, tenta compreender a si e ao mundo, ajustando-o à sua visão.

a) Você considera essa afirmação correta. Justifique.

5. Uma personagem constantemente mencionada em Vidas secas é Seu Tomás da Bolandeira. Homem letrado, é tido como um exemplo de “sabedoria” por Fabiano, que muitas vezes o vê como um modelo.

a) Cite um episódio do romance em que fica evidente a dificuldade de expressão de Fabiano, na presença de pessoas que julga superiores.

b) Como  o episódio escolhido por você exemplifica a relação percebida por Fabiano, entre um uso mais “difícil” da linguagem e o poder exercido por determinadas pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário